quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Um novo cântico!


"Cantai ao SENHOR um cântico novo" Salmos 96.1a

Deus nos chama a cantar um novo cântico e nada melhor do que os músicos para reproduzir esse chamado ao pé da letra.

Pra você que nunca compôs nada, ou até começo mas ficou confuso em como fazer, o que escrever, como estruturar meus pensamentos.... Quero deixar algumas dicas de como compor uma canção.

É sabido que uma boa canção que fale de Deus deve estar cheia dEle. Ou seja, se você quer falar de Deus, use o melhor lugar em que você vai encontrar informações sobre Ele e seus feitos - a bíblia.

A partir daí, existem algumas técnicas para que você consiga colocar tudo em ordem, em forma de música.

  • Lembre-se da nossa primeira reunião, onde tratamos as características da música - corpo (melodia), alma (letra) e intenção. Escolha primeiro a intenção. Ou seja, defina o tema de sua música.
Ex. Cruz, Comunhão, Perdão etc.
  • Estabeleça o tom da música. Isso vai ser parte da intenção. Cada tom provoca uma sensação nas pessoas, ou seja, você quer uma música alegre, escolha tons como o D (Ré) ou o A (Lá). Perceba que esses tons provocam sensações alegres. É lógico que não é uma regra, mas, em geral, é necessário adequar o tom à intenção.
  • Defina a estrutura da música - corpo. Procure entender a ideia de sua música. Um bom exemplo é estabelecer um comparativo entre músicas. Como por exemplo a música "Faroeste Caboclo" do Legião Urbana, esta adquire uma ideia narrativa, com uma estrutura de "Estrofe 1 - Estrofe 2 - Estrofe 3 .... Refrão". Porém, em músicas como as do Hillsong, que são congregacionais, já temos uma formatação como no exemplo abaixo. Atente para isso, pois isso irá te guiar no momento da composição.
Ex. Intro - Estrofe 1 - Interlúdio - Estrofe 2 - Refrão - Ponte - Refrão.
  • Começe a escrever cantando. Procure cantarolar a música, mesmo antes da letra e dos acordes. Imagine a música, viva a música! Aos poucos, se você tem a facilidade com algum instrumento, procure encontrar as partes já cantaroladas em acordes no instrumento.
  • A partir daí, é só encaixar esta melodia com a letra. Lembre sempre do tema em que você está trabalhando, comece a compor a partir dele.
  • Depois, é só dar um título, que pode ser a ideia central da música, o ínicio dela, alguma parte do refrão, enfim, é a cereja do bolo.
Com tudo pronto é só sair divulgando a sua música! Mostre para seus pais, seus irmãos, amigos... eles serão um bom termômetro para avaliação do seu material.

Aproveite este post para compartilhar suas experiências de compor algo novíssimo para o nosso Deus.

E assim, que toda glória e honra sejam dadas a Ele, o maior de todos os compositores!

Abraços


Por: Léo Bianchi